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sábado, 6 de junho de 2009

PROPAGANDAPapel de futuro para a mídia impressa

06 de junho de 2009


Em vez de figurarem como ameaças à mídia impressa, as novas tecnologias de comunicação ligadas à internet servem de estímulo para consolidação e inovações da publicidade de veículos como revistas e jornais. A avaliação é de publicitários premiados na área de Mídia Gráfica, ontem, no último dia do Festival de Gramado.
Para Eduardo Almeida, jurado do evento e diretor de criação da agência Quê Comunicação, uma das vencedoras do Prêmio Ouro de Mídia Gráfica – Revista, é um erro imaginar que a internet vá prejudicar os demais veículos.
– Acredito numa crescente interligação das plataformas de comunicação – diz.
A ideia é que as campanhas publicitárias sejam, cada vez mais, compostas por elementos complementares, distribuídos nos vários meios. Com um anúncio de jornal remetendo para um site, um site remetendo para outro veículo e assim por diante.
– Tudo deve ficar interligado – reforça o diretor da Quê Comunicação.
A relação com o consumidor conectado ao mundo da internet também incita inovações dos meios impressos, que passam a absorver elementos das mídias eletrônicas como a possibilidade de interação. Um dos sinais é a crescente preocupação com o impacto visual das peças publicitárias para jornais e revistas, de acordo com Lucas Zaiden, diretor de arte da agência Fields, um das vencedoras do Prêmio Prata em Mídia Gráfica – Jornal.
Com isso, ganha força uma maior sofisticação da produção gráfica e fotográfica das peças publicitárias, além da elaboração de elementos de interação, como anúncios com cheiro, com dobraduras ou até com papel comestível.
– É importante quando o leitor tem algo que possa pegar ou mexer – ressalta Zaiden.
O diretor da Fields acrescenta que os jornais e revistas também mantêm importância devido à ligação antiga com os costumes dos consumidores.
– Há um hábito de buscar informações nesse tipo de veículo – enfatiza.
O que vale nas peças> Qualidade da criação gráfica> Impacto visual (se o anúncio chama a atenção)> Mensagem direta> Utilização de elementos visuais adequados ao tamanho da mensagem e ao que se pretende vender> Humor ou sacada no texto> Conteúdo surpreendente

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